Tendências para o setor de turismo e hotelaria para 2023

Em 2023 o setor de turismo deve retomar suas atividades com força total depois de um período de muitas mudanças e dificuldades deixadas pela pandemia.

No último ano o mercado já mostrou alguns indicadores que foram positivos e indicaram que haveria essa mudança significativa para o setor. E agora é possível notar que de fato neste ano a perspectiva é de que ocorra um aumento ainda maior.

Segundo a Fecomércio, o faturamento esperado para o setor de turismo deve passar por um crescimento de pelo menos R$53,6% em comparação com o ano passado. A projeção foi feita considerando os resultados que foram mostrados no terceiro trimestre de 2022. Assim, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil tem uma estimativa de que neste ano a taxa de ocupação consiga retornar aos seus patamares de antes da pandemia.

A FOHB ainda destacou que em São Paulo há uma expectativa muito positiva em relação ao turismo para trazer um crescimento maior, conforme as demandas e também pelo preço das diárias acima da inflação. É esperado que para os meses de janeiro, fevereiro e março ocorra um aumento superior a 20% na taxa de ocupação diária média. Em abril a previsão já mostra um crescimento de 5 a 15%.

Ao que tudo indica, as mudanças também estão previstas para o mercado de aviação. As expectativas são altas e otimistas. Principalmente considerando os números mostrados no ano de 2022. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que o volume de passageiros no ano passado em voos (inter)nacionais foi bem maior que de 2020, antes da pandemia.

O aumento se mostrou no mercado doméstico, com 82,2 milhões de passageiros, um aumento de 31,4% ao comparar com o ano de 2021. Este número é ainda maior se for comparado com o ano de 2020, mostrando 81,8%. No caso dos voos internacionais foram registrados 15,6 milhões de passageiros, uma alta de 226% em comparação ao ano de 2021.

A movimentação no turismo global também é algo muito esperado pela OMT. Conforme o destacado, deverá atingir entre 80 e 95% em relação aos níveis de antes da pandemia. No ano passado, como mostrado, 900 milhões de turistas viajaram para vários destinos ao redor do mundo todo. Este numero é o dobro do que foi obtido no ano de 2021. A OMT ainda destacou que todas as regiões globais contaram com aumentos que podem ser considerados notáveis.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies