As diferenças entre pousada, hotel e resort



Quem ama viajar sabe que uma das primeiras etapas do plano de viagem é definir o destino, os pontos turísticos, o meio de transporte e, também, a hospedagem. Para cada tipo de passeio, há um modelo de acomodação mais apropriado.

Tudo depende do local, da intenção e do perfil de cada viajante e, ao combinar esses elementos, é possível escolher a melhor hospedagem para as suas necessidades. Neste artigo você vai descobrir as diferenças entre pousada, hotel e resort.



O que é uma Pousada?

Pousadas são caracterizadas por serem pequenas e aconchegantes. Elas proporcionam aos hóspedes uma sensação mais acolhedora, desde a sua estrutura até a sua decoração.

Embora tenham o propósito de ser uma hospedagem simples, pousadas oferecem conforto e comodidade na medida, como redes de wi-fi, TV e ar condicionado.



Outro elemento que difere uma pousada de um hotel é o fato de ser construída em níveis horizontais, enquanto hotéis são arquiteturas verticais com vários andares.

Nesse tipo de acomodação, os quartos geralmente são compartilhados entre duas ou mais pessoas do mesmo grupo de viajantes. Algumas variações de pousadas contam também com chalés, que são pequenas acomodações independentes reunidas em um mesmo ambiente local.

A maioria oferece café da manhã incluso no pacote de serviços, no entanto, algumas já contam com a pensão completa que inclui lanches, almoços e jantares.

Para quem é indicada uma pousada?

Cidades pequenas e cidades turísticas são as campeãs em oferecerem esse tipo de hospedagem. Por isso, se você vai viajar com a família ou um grupo de amigos para um desses locais, as pousadas podem ser uma excelente opção.

Leia também:  Sugestão para o Dia dos Namorados: Conheça das 10 Pousadas mais Românticas do Brasil

Casais apaixonados que vão celebrar o aniversário de namoro ou casamento e também os recém-casados em lua de mel podem aproveitar o clima intimista e afetivo de um chalé, localizado normalmente dentro de pousadas.

Os valores são bastante acessíveis e variam de acordo com o tamanho da pousada ou cidade em que está localizada.

O que é um Hotel?

No quesito estrutura, os hotéis geralmente são maiores que pousadas e contam com algumas atividades de lazer incluídas, como piscina, sauna e academia.

Hotéis também contam com serviço de recepção, que atende aos hóspedes desde a entrega de uma refeição até a realização do câmbio da moeda local.

Nesse tipo de acomodação, existem diferentes opções de quartos, que podem ser classificados como simples, executivos ou presidenciais. Acomodações premium podem contar, por exemplo, com cofre, frigobar e serviço de massagem.

Eles também têm diferentes tamanhos como os individuais, os de casal e também os compartilhados – com duas ou mais camas no mesmo ambiente.

Para quem é indicado um Hotel?

Hotéis são indicados principalmente para pessoas ou grupo de pessoas que estão de passagem em uma cidade, como profissionais que vão participar de um evento ou reunião de negócios.

Também são uma opção vantajosa para aqueles que estão em uma cidade turística e precisam somente de um local para acomodar malas e pertences, tomar banho e dormir. Afinal, durante o dia e parte da noite os turistas gostam mesmo é de explorar a região.

Os valores podem variar muito de um hotel para outro, de acordo com os serviços oferecidos, a região da cidade em que está localizado e também o tipo de quarto escolhido. Por isso, é importante pesquisar sobre todos os hotéis disponíveis no local.

Leia também:  Como viajar com seu Animal de estimação

O que é um Resort?

Os resorts são estruturas muito maiores que pousadas e hotéis e oferecem, além das acomodações, dezenas de opções de lazer e entretenimento em um ambiente único.

A intenção é que os turistas não saiam das instalações para se divertir, uma vez que todas as atrações estão reunidas dentro do resort. Dentre as atrações, estão os parques aquáticos, os spas, as festas temáticas e shows com artistas famosos.

Para quem é indicado um Resort?

Em resorts, serviços como pensão completa e monitores infantis são praticamente unânimes. Com isso, famílias inteiras podem viajar juntos e curtir programas diferentes em uma mesma oportunidade, sejam eles adultos, adolescentes ou crianças.

Os valores são mais altos que os cobrados em pousadas e hotéis, no entanto, vale lembrar que nos resorts todas as atrações estão reunidas em um mesmo ambiente, eliminando os custos de transporte, alimentação e atrações turísticas de uma viagem.

Dica extra sobre hospedagens

Depois que você escolheu o melhor tipo de acomodação para suas necessidades e antes de fazer uma reserva para você, sua família ou grupo de amigos, é importante verificar a reputação do referido estabelecimento.

Busque referências pelos fóruns da internet e também pelas redes sociais e analise o que outros hóspedes revelam sobre sua experiência. Se ainda restar dúvidas, não exite em entrar em contato com os gerentes do local.

Além disso, não esqueça de conferir aspectos como refeições inclusas, estacionamento próprio e serviços oferecidos, uma vez que cada companhia apresenta diferentes pacotes de viagens para diferentes perfis de usuários.

Por fim, vale lembrar que o Ministério do Turismo nacional criou em 2011 o Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Em parceria com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia, o SBClass garante que o turista usufrua de todos os serviços pelo qual contratou.

Leia também:  Dicas de Turismo em Campos do Jordão (SP) - Pontos Turísticos

Agora que você já é especialista em hospedagens, aproveite as nossas dicas para curtir uma viagem sem apuros e dor de cabeça.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *