Atrações turísticas do Tocantins



Saiba quais são os principais pontos turísticos do Estado do Tocantins

O estado de Tocantins oferece muitas opções aos amantes do ecoturismo e aventura, mas é possível também conhecer um pouco da história e cultura do povo em uma viagem turística a região. O estado está localizado na região norte do país e foi criado no ano de 1988, sua Capital é Palmas.

Tocantins atrai muitos turistas de várias regiões do país, além de turistas estrangeiros, por sua biodiversidade. Abrange parte da floresta Amazônica e do cerrado, fazendo dela um local ideal para todos que procuram estar próximos da natureza. Belas paisagens com praias de água doce, dunas, cachoeiras, cavernas e cânions proporcionam várias atividades aos turistas, além de provocar encantamento aos visitantes.



Conhecendo um pouco sobre alguns dos seus principais pontos turísticos

Confira abaixo alguns dos pontos turísticos do Tocantins:

Palmas

A capital do estado, Palmas, merece ser incluída no roteiro por suas belezas naturais e também por monumentos históricos. Praias que se formaram a partir de rios são, por sua beleza, uma ótima opção para o calor da região.



Várias cachoeiras estão no distrito de Taquaruçu. Chegando a medir a altura de setenta metros, a cachoeira de Roncadeira é uma das 82 que o visitante pode apreciar além de poder praticar o rapel.

A praça dos Girassóis também fica em Palmas e merece ser visitada. É considerada a segunda maior do mundo e é onde se encontra o Palácio do Araguaia e o Memorial Coluna Prestes (um projeto de Oscar Niemayer).

A ilha de Canela fica localizada em Palmas também e é cercada por água doce. Está a apenas 15 minutos de uma das mais belas praias da região, a Praia da Graciosa.

Leia também:  Conheça Maragogi - Al: O Caribe brasileiro

Palmas

Parque do Jalapão

Outro lugar que já se tornou referência no turismo de Tocantins é o Parque Estadual do Jalapão, que fica nos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Com suas dunas que chegam a alcançar até 40 metros de altura e outras belas paisagens, é o lugar ideal para os que gostam de praticar rafting, trilhas, sandboarding, além de outros esportes.

Entre seus principais pontos estão:

  • Os Canyons do Encantado e Sussuapara
  • O Mirante da Serra do Espírito Santo
  • Dunas do Jalapão
  • Morro da Catedral
  • Fervedouro do Encontro das Águas
  • Fervedouro do Sono
  • Cachoeira da Velha

Jalapão

Serras Gerais

É a maior cadeia de serras do país. Desta cadeia de serras fazem parte oito municípios. Embora a natureza na região seja um dos grandes atrativos e favoreça o ecoturismo, com seus canyons, cachoeiras, cavernas, praias (de água doce), rios e lagos, é possível conhecer lugares históricos como as ruínas da Igreja Nossa Senhora dos Pretos do Século XVIII, cuja construção teve início por mãos de escravos no município de Natividade, que é um municípios que fazem parte da região. Duas festas religiosas se destacam na cidade que são: a Romaria do Nosso Senhor do Bonfim e também a Festa do Divino Espírito Santo.

Na cidade de Almas, o turismo ecológico pode ser uma boa opção com caminhadas, trilhas e belas cachoeiras.

Serras Gerais

Aurora do Tocantins

Pequena mas não menos interessante, na cidade de Aurora podem ser vistas muitas cavernas, grutas, dunas, e cachoeiras. É ainda a cidade onde o sol demora mais a nascer.

Aurora do Tocantins

Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal faz parte do Parque Indígena e do Parque Nacional do Araguaia na área de preservação ambiental. Por ser área onde habitam alguns dos povos indígenas, não é possível chegar até a ilha sem que se consiga autorização da Funai ou ICMBio. A quantidade de diversas espécies da fauna e flora local são o destaque, sendo por isto considerado um santuário ecológico.

Leia também:  Visite Ilhéus (BA) - A Terra do cacau e de Jorge Amado

Ilha do Bananal

Lagoa da Confusão

Localizado próximo à Ilha do Bananal, o município abriga uma lagoa batizada com igual nome que se destaca por sua água azul. É o principal acesso ao Parque Nacional do Araguaia.

Lagoa da Confusão

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *