O cenário vivido pelos agentes, lugares, pontos turísticos, empresas aéreas e também os turistas, tem sido insano nos últimos meses. São mais de 100 dias com tudo fechado e parado, com faturamento zero devido à pandemia, e muitos funcionários perderam seus empregos e alguns contratos foram cancelados.
Com isso, muitas empresas de viagens, pedem para que seus parceiros e clientes, tenham um pouco de paciência, para equacionar e manter o fluxo de caixa. É preciso bolar uma estratégia para que a retomada das atividades aconteça, e muita dedicação a essa tomada de decisões já está sendo feita.
As autoridades de vários lugares do país, já estão dando sinal verde para que alguns complexos voltem a funcionar, porém com uma rígida cartilha de segurança tanto aos seus funcionários, quanto aos seus visitantes.
O resort, que recebei quase 1 milhão de visitantes no ano passando, passa por essa tomada de decisões. Já rompeu contrato com mais de 400 funcionários, e fez diversas renegociações com parceiros e fornecedores para manter o parque.
Com a nova ideia de voltar a reabrir, a empresa está pensando em diversos protocolos sanitários, junto da IAAPA (Associação Internacional de Parques e Atrações de Diversões), que além de definir como o distanciamento das pessoas deve acontecer, também está definindo os tipos de desinfetantes que serão usados na limpeza dos objetos.
Com tudo isso, o objetivo principal é que os parques e outros ambientes com foco no turismo, sigam os padrões e procedimentos internacionais, com uma política de tolerância zero, para qualquer tipo de erros.
As medidas de biossegurança que devem ser adotadas, servirão para ajudar a resgatar a confiança dos turistas, principalmente em hotéis, agências e até no comércio. Por isso algumas entidades da área como a Abracorp, Clia Brasil, Abav, Braztoa se juntaram com o Ministério do Turismo, para implementar e definir como regra, essas medidas.
Para que a retomada das atividades possa voltar à ativa, todas as entidades da indústria, devem divulgar suas medidas, e exibir o selo de biossegurança para então reiniciar de fato.
A retomada das atividades só deverá começar, quando as pessoas começarem a se sentir seguras para voltar a viajar. O movimento desse setor para qualquer destino, está ligado a essa confiança que os turistas precisam ter.
A indústria do turismo do país, deve passar por uma longa jornada até que tudo volte ao normal. Há um consenso entre os especialistas de que para recuperar os prejuízos e as perdas, levará meses.
Uma das maiores agências de viagem, a CVC Corp, nesta ultima quarta feira, fez uma projeção de suas perdas e em razão da pandemia, relatou o valor de R$ 1,1 bilhões. As ações da empresa que já estão desvalorizando desde o começo da pandemia, e já teve queda de mais de 90%.
Os cancelamentos de voos, devido ao fechamento das fronteiras e cuidados de isolamento social, transformaram o setor em um verdadeiro caos. Todo o segmento perdeu, e paralisou o turismo quase de maneira completa.
Quem já voltou a operar e está de portas abertas, dá para ter uma ideia de como será o novo cenário. Um Resort em Goiás, o Rio Quente, voltou a receber turistas na ultima semana, e com todos os protocolos de saúde, pode disponibilizar apenas 50% dos apartamentos que tem disponível.
A empresa passou a monitorar a temperatura de todas as pessoas, colaboradores, funcionários e turistas de todos que chegam até o resort. Substituíram os cartões de acesso para check in, até o consumo, e colocou em prática treinamentos para os funcionários com um time de imunologistas.
E embora voltou a funcionar, ainda passa por uma realidade que durante a crise, não supre as necessidades dos gastos, mas é um começo, para ter como exemplo, de como será daqui para frente.
Descubra a Barra do Cahy, a histórica primeira praia do Brasil onde os portugueses chegaram em 1500, um refúgio de… Leia Mais
Em 2023 o setor de turismo deve retomar suas atividades com força total depois de um período de muitas mudanças… Leia Mais
Para os que estão procurando por hotéis que proporcionam a experiência completa para as melhores viagens de inverno, selecionamos os… Leia Mais
Saiba aqui qual é o único Parque Aquático Pé na Areia do Brasil. O que é melhor do que curtir… Leia Mais
Nova unidade da rede deve ser inaugurada no próximo semestre de 2021. Nada melhor que tirar umas merecidas férias ao… Leia Mais
Quem ama viajar sabe que uma das primeiras etapas do plano de viagem é definir o destino, os pontos turísticos,… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies