Funcionamento de hotéis durante a pandemia



A pandemia causada pela Covid-19, não só alterou a vida cotidiana do mundo todo, mas, também causou grande impacto na economia mundial e em vários setores, assim como o mercado de turismo e hotelaria.

Mesmo com as propriedades fechadas, o setor hoteleiro é um dos setores que mais tem se esforçado para driblar a crise e voltar à normalidade. Hotéis do mundo inteiro vem tentando se adaptar à atual situação e mudar o sistema operacional para manter hóspedes, staff e visitantes e garantir total segurança. Além do mais, esses hotéis também estão preocupados com a sustentabilidade e solidariedade. O que é extremamente importantes no atual cenário.



Quanto ao Brasil, os hotéis ainda permanecem fechados e ainda sem previsão para reabertura. Já em outros países como: França e Suíça, foram abertos no mês passado, Itália e Holanda estão retornando às suas atividades desde o ínicio de junho.

Algumas medidas estão sendo tomadas como:



  • É necessário fazer o check-in e check-out por e-mail;
  • As mãos devem ser desinfetadas antes de entrar no hotel;
  • Em alguns casos, os sapatos também devem ser desinfetados;
  • Todos os funcionários do hotel deverão usar máscaras, inclusive nos restaurantes;
  • O uso da academia deverá ser com hora marcada;
  • Além de mudanças nos protocolos de higiene, o contato entre hóspedes e staff deverá ser o mínimo possível e as recepções serão protegidas por vidros.

Veja alguns dos hotéis que já se enquadram às novas condições

Já existem grandes exemplos que valem a pena conhecer como as propriedades do grupo La Réserve. Dois dos hotéis da rede que ficam na França (La Réserve e RamatuelleLa), e dois na Suiça (La Réserve Éden au Lac Zurich e La Réserve Genève).

Leia também:  Praias - Grécia e Caribe - Dicas de Viagens

As normas nos países citados são bem rígidas, na França, por exemplo, as propriedades foram abertas apenas para quartos e room service. A princípio, o restaurante não foi autorizado voltar a operar.

O check-in só é feito com um intervalo de 24 horas entre um check-out e para ocupar o mesmo quarto, o check-in deve ser feito com no mínimo 72 horas para que haja toda higienização e sanitização adequada. Ademais, os hotéis do grupo La Réserve, fornecem equipamentos de proteção (luvas, máscaras, álcool em gel, etc) aos hóspedes já na entrada nos hotéis e durante toda a estadia.

Nos restaurantes são usados tablets em substituição ao menu físico, assim, facilita a desinfecção e limpeza entre manuseios. A substituição também ocorreu nos quartos, ele está disponível em tablets ou na tv. À capacidade dos restaurantes foram reduzidas pela metade e as mesas foram colocadas à uma distância mínima de dois metros uma da outra.

E o sistema hoteleiro no Brasil? Como fica?

Muitos hotéis brasileiros já anunciaram mudanças importantes para a sua reabertura. Alguns tem previsão de reabrí-los ainda este mês de junho e pretendem se adequar aos protocolos de higiene e limpeza.

Alguns hotéis de São Paulo, substituíram quartos com pouca ocupação pelo sistema de room office (escritórios) higienizados e seguros.

O setor hoteleiro do país ainda tem muito o que aprender com os modelos de países mencionados. Lamentavelmente, ainda há muitos desacertos e descuidos e é necessário um trabalho minucioso para adequar a nova realidade.

O hotel Laguna Plaza, localizado em Brasília, por exemplo, na última quinta-feira, 4 de junho, estava cheio de hóspedes, devido ao cancelamento de voos ocorridos na noite anterior. Foi servido café da manhã e o almoço em buffet, sem colocar talheres esterilizados e embalados individualmente, quebrando assim, os protocolos de higienização e cuidados necessários.

Leia também:  Mucugê Praia Hotel em Arraial D'Ajuda (BA) - Dicas de Hospedagem

Mesmo os hóspedes solicitando refeições individuais, o hotel não atendeu os pedidos. Lembrando que, o hotel Laguna Plaza é conveniada a companhias aéreas brasileira como a Gol. Os passageiros desta companhia que tem seus voos cancelados são enviados para este hotel sem opção.

Texto de Erika

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *