Viagem para Fernando de Noronha – Melhor Época para Ir





Confira aqui as melhores épocas para conhecer Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha é sem dúvida um dos destinos mais desejados por brasileiros e estrangeiros. Isso acontece e não é simplesmente por moda ou acaso, já que também é um destinos muito frequentados por celebridades. É sim o paraíso que encanta pela natureza , com praias selvagens, vida marinha abundante e diversa, corais preservados e muitas opções para curtir.

É importante saber qual a melhor época para visitar Fernando de Noronha, ou qual o período que se enquadra pelo que busca neste paraíso.




O local tem duas estações, sendo a seca que vai do mês de agosto até fevereiro e a estação das chuvas, que dura entre os meses de março a julho. Os meses mais chuvosos são abril, maio e junho.

As condições do mar é algo que deve se levar em conta também, conforme o tipo de turismo que busca no local. A época em que o mar está mais calmo (flat no jargão dos barqueiros e surfista) geralmente vai entre os meses de abril a setembro. Já a época de ondas swell, na qual são mais fortes, vai de meados do mês outubro até o mês de março.


Para mergulhar na Praia da Conceição, em Noronha, é possível o ano inteiro, sendo a melhor época nos meses de agosto e setembro. Neste período é também ótimo para curtir a praia, já que quando não chove o mar vira uma piscina.

Para surfar na Praia da Conceição os melhores meses são entre dezembro e março, que é quando entra o maior swell.

As melhores festa acontecem no réveillon até a primeira quinzena de janeiro, com a ilha lotada de gente que adora uma festa.

Já o mês para economizar ou gastar menos é entre abril e junho, que tem preço de hotéis e passeios mais baixo. Outro período com preços mais baixos é entre outubro e 15 de dezembro, menos os feriadões.

Réveillon e janeiro em Fernando de Noronha

No réveillon e o mês de janeiro, época que muitas pessoas viajam de férias, em Noronha o tempo é firme, com chuvas abaixo de 100 mm. Esta época é também a mais cara da ilha, e também com o maior agito.

Neste período, nas praias como Bode, Cacimba do Padre, Boldró, Cachorro e Conceição, tem altas ondas. Nesta época ainda é bom para o snorkel , no entanto, nas praias Baía dos Porcos, Sancho e Porto é preciso se afastar mais da beira porque a faixa da beirada estará mexida. Para mergulhar nesta época também é bom, mas a navegação até o ponto de mergulho pode enfrentar mar batido.

O swell está mais presente nas praias do Mar de Fora , como Sueste, Leão e Atalaia.O Sudeste neste período tem água menos cristalina que ocorre pelo acúmulo de sedimentos. A época é boa para aproveitar e nadar com tartarugas marinhas, que são mais numerosas.

Fevereiro e março em Fernando de Noronha

O mês de fevereiro é um pouco mais chuvoso do que janeiro, sendo o mês mais procurado pelos surfistas já que as ondas são ainda mais altas. Para o snorkel e mergulho as condições são as mesmas de janeiro e quanto os valores são um pouco menores.

O mês de Março é quando inicia a temporada das chuvas, sendo a média de precipitação passando dos 250 mm. Neste período os preços caem bastante e as ondas continuam altas. O mês de março para os surfista é o período com melhor custo benefício. Para mergulho e snorkel as condições do mar continuam as mesmas de janeiro, sendo com menos luminosidade para os mergulhos.

Abril, maio, junho e julho em Fernando de Noronha

Já os meses de abril, maio e junho é o período de chuvas em Fernando de Noronha, no entanto, tem algumas vantagens como os preços mais baixos, mar calmo e a ilha está mais vazia. Nesta época as chuvas geralmente são imprevisíveis, pois pode chover bastante, como pode ter vários dias de Sol. O ideal é prolongar a estadia neste período para ter mais garantia que vai pegar o Sol. O mês de julho é quando a estação está mudando de chuva para seco e é também o período de férias, na qual os preços voltam a ficar mais caros no local até o final do mês.

Agosto e Setembro em Fernando de Noronha

Agosto e setembro em Fernando de Noronha é época em que o tempo está firme, o mar fica lindo, e pra quem curte praia, mergulho e snorkel esses são os melhores meses. Nesta época, por conta de alguns eventos e pela vinda de turistas estrangeiros, os preços são quase igual da alta temporada.

Outubro, novembro e dezembro em Fernando de Noronha

Os últimos meses dos anos são os mais secos e nesta época praticamente não chove em Fernando de Noronha. Nesta época o mar está mais calmo, no entanto, aos poucos o swell vai entrando e no decorrer dos meses o mar fica mais agitado, com condições melhor para o surf. Nesta época o mergulho tem ótima visibilidade e luminosidade. E ainda as diárias de hospedagem ficam mais em conta e a ocupação da ilha diminui.

Adoniran Peres



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *