Penedo (Itatiaia/RJ), um pedacinho da Finlândia no Brasil!


Muitos podem não saber, mas Penedo, um distrito do município de Itatiaia/RJ, abriga a maior, senão a única, colônia finlandesa do Brasil. Tudo começou no final da década de 1920, quando Toivo Uuskallio veio para os “mágicos trópicos” com sua mulher Liisa e mais três rapazes, para trabalhar na Fazenda Três Poços, perto de Volta Redonda.


Uuskallio gostou tanto da viagem que resolveu voltar à Finlândia para trazer um grupo de pessoas para formar um colônia no estado do Rio de Janeiro. Foi assim que, em 1928, publicou o livro “Matkalla Kohti Tropiikin Taikaa” (Na Viagem em Direção à Magia do Trópico), relatando suas impressões para a viagem e iniciando uma campanha para recrutar voluntários e arrecadar fundos. O plano deu certo e, em 1929, Toivo conseguiu o suficiente para comprar a Fazenda Penedo, no que era, então, o município de Resende/RJ.


Estima-se que cerca de 300 imigrantes finlandeses chegaram à colônia até o ano de 1940. Eles construíram casas seguindo a arquitetura finlandesa e praticaram, basicamente, uma agricultura de subsistência. Hoje, porém, a base da economia do distrito é o turismo. Para quem quiser visitar, há excelentes hotéis e pousadas por lá.


Serviço

Fotos e vídeos



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment


  1. Foi onde vivi os momentos mais felizae da minha Vida ;;amo Penedo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.