Praias brasileiras estão entre as mais limpas e sustentáveis do mundo



  

Praias estão localizadas nos estados da BA, SP, RJ e SC.

Para avaliar a limpeza e sustentabilidade das praias ao redor do mundo, um júri internacional se reúne na cidade de Copenhague, Dinamarca. A organização não governamental que realiza os critérios de pontuação é a Fundação para Educação Ambiental (sigla em dinamarquês: FEE). O nome do projeto de certificação das praias com conceitos de sustentabilidade e limpeza é Blue Flag. Ao todo, nove praias brasileiras conquistaram a certificação.

Com os avanços nas pesquisas sobre aquecimento global e a conscientização que é preciso tornar o desenvolvimento sustentável, a Fundação de Educação Ambiental buscou fazer uma análise sistêmica de inúmeras praias pelo mundo. Localizada em Copenhague, na Dinamarca, a organização não governamental contou com uma força tarefa para viabilizar o projeto de certificação Blue Flag. É um exemplo a ser seguido por outras praias espalhadas pelo mundo e pelo Brasil.

Os critérios elaborados pelo júri internacional na Dinamarca são amplos. Foram observados critérios socioambientais, como o cuidado com a praia, a preservação da natureza e as ações governamentais presentes para manutenção do ambiente natural. Além disso, são feitas análises químicas para verificar a limpeza da água e se resíduos são corretamente destinados nas praias em questão.

Dentre as nove praias brasileiras, uma está localizada no estado da Bahia, mais especificamente em Salvador. Duas em São Paulo, no Guarujá. Duas no Rio de Janeiro, uma em Angra dos Reis e outra na cidade maravilhosa. E, por fim, o estado vencedor de praias mais limpas e sustentáveis, conforme FEE, é Santa Catarina: dos nove brasileiras certificadas pelo Blue Flad quatro são do estado catarinense.

Confira abaixo a lista com o nome da praia e ou marina que constam entre a lista das praias mais limpas e sustentáveis do mundo.

– Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Salvador/Bahia

– Praia do Tombo – Guarujá/São Paulo





– Marinas Nacionais – Guarujá/São Paulo

– Prainha de Grumaria – Rio de Janeiro/Rio de Janeiro

– Marina Costabella – Angra dos Reis/Rio de Janeiro

– Praia Grande – Governador Celso Ramos/Santa Catarina

– Praia de Palmas – Governador Celso Ramos/Santa Catarina

– Iate Clube Santa Catarina – Florianópolis/Santa Catarina

– Praia da Lagoa do Peri – Florianópolis/Santa Catarina

Por Matheus Griebeler



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *