Dicas do que é necessário levar em Cruzeiros Marítimos



  

Faltam apenas dois meses para a temporada 2012/2013 de cruzeiros no litoral brasileiro. Está prevista para o dia 9 de novembro a chegada do primeiro navio na costa do Brasil. Se você pretende fazer pela primeira vez um cruzeiro, atente-se a algumas recomendações básicas.

O que é necessário levar de vestuário?

As bagagens não são limitadas. Conforme a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos recomenda-se que cada passageiro leve dois volumes de bagagem, possuindo cada um no máximo 20 kg e 40 cm x 60 cm x 30 cm.

Em relação ao vestuário, para o dia a dia no navio são aconselhadas camisetas, bermudas, sandálias, vestidos e chinelos. Para os passeios fora do navio, são indispensáveis roupas confortáveis, selecionadas conforme o clima de cada lugar. Como os navios dispõem de academia e piscinas, é bom estar precavido com roupas de banho e de ginástica. Não se esqueça do protetor solar, máquina fotográfica e remédios (principalmente para enjoo).

Há companhias que exigem trajes específicos para os jantares – grande parte delas aceita esporte fino ou esporte, porém, pode haver algum jantar de gala.

Para o primeiro dia, coloque dentro de uma bolsa de mão um traje de banho, objetos pessoais e uma muda de roupa. Assim você estará precavido caso as malas demorem a chegar à cabine.

O que é necessário levar de documentação?

– Viagens nacionais: RG ou CNH.





– Viagens internacionais: passaporte com, pelo menos, seis meses de validade.

Como funciona o embarque?

Normalmente, o início do embarque está previsto para quatro horas antes da partida e encerra duas horas antes. Assim que chegar ao terminal, direcione-se ao setor de bagagem para despachar as malas. Após, vá até o balcão da companhia para realizar o check-in.

Quais são os gastos?

A maioria dos cruzeiros inclui as principais refeições, acomodação na cabine e entretenimento a bordo. Normalmente não estão inclusos itens como: serviços de lavanderia, bebidas, excursões opcionais em terra e cabeleireiro. Há navios que possuem restaurantes especiais, os quais devem ser pagos à parte. Todos os navios disponibilizam serviço médico, porém, a consulta não está inclusa no pacote. 

Por Rafaela Fusieger

Cruzeiro mar?timo

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *