Operação Verão – Fiscalização e Orientação nas Praias de Pernambuco



  

Para intensificar a fiscalização e orientação aos motoristas quanto ao tráfego de veículos nas areias das praias pernambucanas, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), por meio da Polícia Militar, está realizando o trabalho de monitoramento nas praias do litoral. A ação faz parte da Operação Verão 2010, que desde setembro passado colocou um efetivo extra de mais de mil policiais militares, além de apoio de efetivos do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, em áreas estratégicas.

Segundo o chefe da Assessoria de Comunicação Social da PMPE, Major PM Sérgio Rodrigues, a ação integrada tem o objetivo é orientar banhistas que circulam na área e conscientizar os motoristas através da distribuição de um folder elaborado pela SDS-PE. “Estamos realizando esta ação de forma integrada para intensificar cada vez mais a fiscalização. O trabalho de orientação será em paralelo com a vigilância da alcoolemia”, explica. O major diz, ainda, que a orientação será ostensiva. “Faremos distribuição de material informativo para os banhistas, informando sobre os cuidados na praia, inclusive sobre o uso de veículos motorizados”, complementa.

O material distribuído contém informações importantes e alertas sobre os cuidados que se deve ter nas praias, além de disponibilizar endereços e telefones das delegacias e dos batalhões da Polícia Militar situados em toda a costa litorânea.





Segundo o tenente-coronel João Neto, comandante do Bptran-PE e coordenador da operação, a reunião entre as Operações Sossego e Alcoolemia, busca evitar a perturbação do sossego e o uso de bebidas alcoólicas entre condutores de veículos, além de melhorar as áreas de praias para banhistas e turistas. “A Operação Sossego já está sendo intensificada nas principais praias do litoral Norte, como Maria Farinha, Pau Amarelo e Janga, entre outras”, explicou.

De acordo com ele, a Operação Sossego neste momento terá dois focos: o trânsito de veículos na areia das praias e o som alto, oriundo de veículos ou de estabelecimentos que estejam situados na orla entre o horário das 10h às 16h. “Já na Praia de Porto de Galinhas (Ipojuca), no litoral Sul , estamos intensificando a Operação Alcoolemia, contando com o apoio do Detran-PE nas fiscalizações”, acrescentou.

Ao todo, 87 policiais civis e mais de 200 bombeiros militares estão sendo direcionados para atuar nas praias do litoral Norte, Sul e Região Metropolitana do Recife. O efetivo representa um aumento de 22% em relação ao grupo convocado no mesmo período do ano passado. O policiamento vem sendo feito com o uso de 160 viaturas e será estendido até março de 2011, quando termina o período da alta estação.

Por Alexandre de Souza Acioli



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *